SINTONIZADO NO COTIDIANO - 31/05/20×1
SUSPEITA DE "FUNGO NEGRO" EM SANTA CATARINA
Por Waltão Sintonizado
Suspeita deste fungo esteja ativo em Joinville, Santa Catarina.
Em nível mundial, diversos estudos estão sendo realizados para verificar possíveis relações entre a mucormicose e pacientes com Covid-19, especialmente os que apresentam quadros de comorbidades.
SAIBA MAIS SOBRE O "FUNGO NEGRO"
Quase 5 mil casos confirmados. Mais de 850 internações e 90 mortes. Taxa de letalidade de 50%. Estes são os números recentes da “epidemia do fungo negro” que acomete pacientes de Covid-19, que tem se alastrado pela Índia nos últimos meses.
O cenário gera grande preocupação das autoridades sanitárias indianas. Não são apenas os dados, mas, principalmente a forma agressiva com que a rara doença se manifesta e agride o corpo, atingindo, por exemplo, os olhos, rosto, nariz ou cérebro, exigindo atenção de equipe multidisciplinar nos cuidados dos pacientes.
Essa infecção é chamada de mucormicose – causada pela exposição ao mofo mucoso, ela é frequentemente encontrada no solo, em plantas, na decomposição de orgânicos.
Além da alta mortalidade, a infecção gera operações drásticas aos contaminados. De acordo com a BBC Brasil, os procedimentos consistem em retirada dos olhos ou do osso da mandíbula. (www.ictq.com.br)
Imagem: Internet.
CONTATOS DO SINTONIZADO
Comentários
Postar um comentário