SINTONIZADO NO COTIDIANO - 31 DE AGOSTO DE 2021




BRASIL É  O DESTINO DE PROFISSIONAIS LATINO-AMERICANOS 


País se iguala à Venezuela em número de cidadãos que procuram trabalho no Uruguai.

Um êxodo de profissionais que fogem da Argentina tenta encontrar trabalho no vizinho Uruguai. A má gestão da pandemia pelo governo socialista de Alberto Fernández e a crise econômica que desencadeou de longos lockdowns estão impulsionando este movimento migratório.

A cifra chega a 40% do total de estrangeiros que aspiram a conseguir um emprego no Uruguai. Os dados, coletados pela consultoria Advice, mostram que os argentinos foram os únicos estrangeiros que aumentaram o interesse em conseguir um emprego em terras uruguaias, informou o portal iProfesional.

A Venezuela está no mesmo nível da Argentina. Os imigrantes desse país registram a mesma porcentagem de pedidos de emprego até agora em 2021.

Segundo o Banco da Previdência Social (BPS), atualmente há um total de 46.442 estrangeiros formalmente empregados. Isso representa 3% dos trabalhadores com carteira assinada no país.

Os argentinos lideram essa proporção, com 35%. Seguem os venezuelanos, com 18%; Cubanos, 11%; Brasileiros, 10%; e peruanos, 4%.

A tendência da migração argentina com destino à outra margem do rio La Plata em busca de empregos estava em declínio. Em 2011, atingiu 60% em 2011. E em 2019 era de 25%. Já os venezuelanos, por sua vez, reduziram sua incidência neste registro devido às restrições da pandemia. Enquanto os brasileiros tiveram um pico de pedidos em 2018, com 12%, agora caíram para 10%.

De acordo com estudos elaborados pela Universidade da República sobre o impacto do trabalho estrangeiro no sistema de trabalho uruguaio, o Uruguai concluiu que essa incidência é menor e que os imigrantes não disputam vaga com os trabalhadores nativos.

Após a morte do ditador Hugo Chávez em 2013, a migração de venezuelanos para o Uruguai foi exponencial. Com mais um autoritário socialista no comando, Nicolás Maduro, a crise política, econômica e social levou muitos a emigrar para países como o Uruguai, que se caracteriza por “ser estável”.

Até 2015, era o país que “mais enviava” cidadãos ao Uruguai. A partir de 2019, com restrições de viagens devido à pandemia, os números começaram a diminuir. No entanto, segundo o jornal colombiano El Tiempo, especialistas em migração alertam que em 2021 os números da migração venezuelana podem quebrar recordes.

O  Peru também entra nesses movimentos migratórios sul-americanos. Após a assunção do esquerdista Pedro Castillo à presidência, a incerteza política colocou o Uruguai na mira dos peruanos uruguaios.

O governo socialista de Castillo ainda não anunciou medidas concretas, mas diversas organizações uruguaias receberam consultas sobre mudanças de residências. Diego Tognazzolo, sócio de assessoria tributária, jurídica e contábil da PwC Uruguai, explicou ao portal iProfesional que não há um único motivo para querer sair do Peru. Mas aquele entre os principais fatores é a preocupação com possíveis restrições de capital, empresas e pessoas.


Por Waltão Sintonizado.

Com informações iProfesional.

Foto: Reprodução/Internet/WS.



CONTATOS DO SINTONIZADO 

BLOG

INSTAGRAM

FACEBOOK

YOUTUBE

TUMBLR

TELEGRAM

TWITTER


NOSSO BLOG NÃO
 TEM FINS LUCRATIVO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YOUTUBE TIP FROM JULY 21, 2021 TUNE

DICA DE YOUTUBE DO SINTONIZADO - 21/7/2021