SINTONIZADO NA POLÍTICA MUNDIAL - 26 DE SETEMBRO D3 2021
ELEIÇÃO NA ALEMANHA: SUCESSÃO DE ANGELA MERKEL
A primeira votação de saída das eleições alemãs de domingo mostrou os social-democratas de centro-esquerda (SPD) e os democratas-cristãos de centro-direita (CDU) em empate a 25%, deixando a disputa para suceder Angela Merkel muito próxima de se decidir.
TEXTO ORIGINAL AXION.
A situação:
Uma segunda pesquisa mostrou que o SPD estava pouco à frente. Essa é a única televisão exibida na sede do SPD em Berlim, onde a sala explodiu em aplausos. Os resultados oficiais serão divulgados ao longo da noite.
A grande imagem:
A aposentadoria de Merkel após 16 anos como chanceler - a primeira vez na história da República Federal que um titular não concorreu - deixou um enorme vácuo no coração da política alemã, que há muito é conhecida pela moderação e estabilidade política.
Os três candidatos à sucessão de Merkel eram relativamente impopulares, e as pesquisas que antecederam o dia das eleições refletiram uma disputa aberta entre o SPD e o CDU de Merkel, que está no poder desde 2005.
O complexo sistema de representação proporcional pelo qual os eleitores elegem membros do Bundestag alemão significa que os grandes partidos devem contar com o apoio dos menores para formar um governo majoritário.
As negociações da coalizão podem levar meses, mas o cenário mais provável é que o SPD ou o CDU se juntem aos verdes de centro-esquerda e aos democratas livres pró-negócios (FDP).
A votação de saída, pelos números:
SPD: 25% (+ 4,5%)
CDU / CSU: 25% (-7,9%)
Verdes: 15% (+ 6,1%)
FDP: 11% (+ 0,3%)
Alternativa para a Alemanha (AfD): 11% (-1,6%)
A esquerda: 5% (-4,2% Como chegamos aqui:
Rachaduras começaram a se formar no partido conservador abrangente de Merkel quando ela deixou o cargo de presidente da CDU em dezembro de 2018, dando início a uma série de disputas pela liderança.
Por Waltão Sintonizado.
Com informações Axios.
Foto: Alex Kraus / Bloomberg via Getty Images / WT - líder do SPD Olaf Scholz.
BLOG SINTONIZADO
"POLÍTICA NA VEIA!"




Comentários
Postar um comentário