DIRETO AO PONTO COM WALTÃO SINTONIZADO - 16 DE NOVEMBRO DW 2021
WALTÃO SINTONIZADO, ANALISTA E COMENTISTA POLÍTICO INTERNACIONAL DESDE 2011. ARTICULADOR DO BLOG SINTONIZADO DESDE DE 2016
STJ MANTÉM CONDENAÇÃO DA TV GLOBO POR CITAR ABSOLVIDO EM DOCUMENTÁRIO
A Vênus Platinada como foi conhecida a Rede Globo nos seus áureos tempos, já não é mesma coisa. Queda na audiência, concorrência de outras emissoras que estão em acessão, dívidas enormes e por aí vai, o fato é que mesmo sendo campeã dos canais abertos no Brasil, a Rede Globo passa momentos turbulentos.
Neste momento a Rede Globo foi condenada pelo excesso no exercício da liberdade de informação em um documentário exibido no programa Linha Direta. É o que entendeu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ),
ao julgar recurso da emissora, na terça-feira (9). Sendo assim, os
ministros da corte ratificaram o pagamento de R$ 50 mil por danos morais
a um homem que aparece na transmissão.
O autor do processo foi um dos acusados de participar da conhecida “chacina da Candelária”, em janeiro de 1993. Contudo, um tribunal do júri o absolveu. Quando a Globo decidiu retratar o episódio no Linha Direta, procurou o homem, que pediu para não ser citado. Mesmo assim, teve nome e imagem exibidos, o que teria levado a comunidade onde ele mora a retaliá-lo.
Para o relator, ministro Luís Felipe Salomão, está configurado o
abuso da emissora, pois, embora a reportagem tenha retratado o episódio
de forma fidedigna, o homem não teve sua imagem de inocentado reforçada,
mas sim de indiciado: “Permitir nova veiculação do fato com a indicação
precisa do nome e imagem significaria a permissão de uma segunda ofensa
à sua dignidade.”
Parece, salvo prova em contrário, que Rede Globo pisa no solo dos meros mortais neste momento. Se foram o tempo quando a Globo mandava nos poderes constituídos no Brasil. Acabou a história de não se bater de frente com a poderosa.
Sinal dos tempos ou a Rede Globo não tem os benefícios de outrora?
Pata finalizar deixamos o seguinte pensamento :Poder sem magnanimidade e ar de luto sem dor, são coisas que não suporto presenciar". (Confúcio)
Por Waltão Sintonizado.
Com informações para formular a matéria: Revista Oeste.
Foto: Divulgação/Globo/WS.
Comentários
Postar um comentário